Junte-se à nossa excursão para as Furnas, um lugar que não pode perder durante a sua estadia em São Miguel.
Após o briefing no posto de turismo, iremos viajar ao longo da costa norte no sentido Este.
O primeiro ponto de paragem é o miradouro do Pico do Ferro a partir do qual se pode ver toda a área da caldeira das Furnas. Aqui verá todos os locais das Furnas a visitar durante o seu meio-dia, sendo um ótimo sítio como abordagem.
Em seguida, visitará a freguesia das Furnas e o seu campo fumarólico onde existe uma sinergia entre os residentes e a atividade vulcânica. A partir daqui também poderá saborear as várias nascentes de água, algumas com gás e outras compostas por água rica em ferro. Durante o verão, poderá saborear o milho que é cozido numa das fumarolas.
Em seguida irá visitar o ilustre parque Terra Nostra, um dos mais belos jardins botânicos dos Açores, ao qual associamos uma das experiências a não perder em São Miguel: o banho termal nas Furnas.
Finalmente ficará a conhecer a lagoa das Furnas parando na margem do lado norte. Neste lado da lagoa, existe um campo fumarólico muito interessante para visitar uma vez que é um dos melhores lugares para observar a atividade vulcânica secundária nos Açores. Não só isso, mas também é o local onde os micaelenses cozem a vapor o famoso cozido das Furnas, debaixo do solo.
A partir do meio dia passamos algum tempo para ver os cozidos a serem retirados do solo, a hora certa para tal.
Ao longo do regresso pelo lado sul da ilha, ainda ficará a conhecer a Vila Franca do Campo, que foi em tempos a capital da ilha antes de ter sofrido alguns desastres naturais do vulcão do Fogo no século XVI. Outro motivo pelo qual nos leva a passar por esta vila é o facto de podermos apreciar o seu ilhéu, que tem o mesmo nome, o ilhéu de Vila Franca do Campo.
Lembrete:
- Certifique-se que traz o seu fato de banho e uma toalha escura, se pretender desfrutar das águas termais;
- Durante o outono e inverno, traga um casaco impermeável e calçado confortável.